FAQ
Sobre o incidente de acesso não autorizado ao aplicativo Sapphos:
1. O que aconteceu com o Sapphos? Por quê ele está fora do ar?
O Sapphos foi vítima de um incidente de segurança, no qual um agente acessou indevidamente nossa base de dados. Assim que tomamos conhecimento, desabilitamos completamente o aplicativo e todos os perfis para evitar qualquer uso indevido de dados pessoais, além de notificarmos a polícia para investigação do caso e proteção da nossa comunidade.
2. Que tipo de dados foram acessados?
Não houve acesso às trocas de mensagens ou dados de pagamento, e tampouco identificamos acesso aos documentos de validação de identidade. No Sapphos, não armazenamos nem recebemos dados de cartão de crédito, essas transações são realizadas diretamente pelas lojas de aplicativos. A investigação identificou que dados de perfil poderiam estar disponíveis, como nome, gênero, pronome, descrição da bio, signo astrológico, interesses, localização, telefone, e-mail, data de nascimento e fotos do perfil, caso tenham sido preenchidos.
3. Como posso ter a informação se os meus dados foram vazados?
O trabalho de investigação forense, que analisou a causa e a extensão do incidente, confirmou que um agente malicioso teve acesso a dados do aplicativo; no entanto, não foi identificado vazamento de dados pessoais.
4. Quais medidas foram adotadas pelo aplicativo?
Assim que tomamos conhecimento do incidente, desabilitamos o aplicativo e os perfis das usuárias, impedindo novos acessos. Iniciamos investigação com análise forense e notificamos a autoridade policial, bem como a ANPD conforme obrigações regulatórias.
5. As operações da Sapphos foram interrompidas. Como posso excluir ou ter certeza que minha conta foi excluída?
O aplicativo foi desabilitado no mesmo dia do incidente e permanecerá fora do ar por tempo indeterminado. Garantimos que todos os dados e informações de usuárias também foram desabilitadas.
6. O Sapphos notificou o incidente às autoridades responsáveis?
Sim. O Sapphos notificou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e com a Resolução nº 15/2024 da ANPD - além de notificar a polícia.
7. Quais são os riscos decorrentes da exposição dos meus dados?
Não há indícios de uso indevido, no entanto, a exploração dessas informações pode causar situações de constrangimento ou discriminação. Não houve vazamento de dados financeiros, mas é importante estar alerta para tentativas de contato indesejado, e de golpes ou fraudes com o objetivo de causar perdas financeiras.
8. O que eu preciso fazer nesse momento para reforçar minha segurança?
Recomendamos que fique atenta a e-mails, mensagens ou ligações suspeitas. Verifique sempre o remetente antes de abrir links ou anexos. Não compartilhe dados pessoais com desconhecidos. Em caso de dúvida, utilize apenas os canais oficiais do Sapphos para os contatos. Se preferir, faça um boletim de ocorrência, notificando o acesso indevido de agente não autorizado no aplicativo e data do incidente (dia 08 de setembro de 2025).
9. Como posso obter mais informações ou esclarecimentos?
Caso haja alguma outra dúvida, nossa equipe está à disposição pelo e-mail: contato@sapphos.com.br.